A Actividade que proponho compõe-se de aula presencial e posteriores tarefas online. Dos REA adiante indicados, o (1) e o (2) serão utilizados na aula presencial como introdução às tarefas online.
PASSO 1
A Fisica, no seu capítulo da Mecânica, exige capacidade de abstracção, e, como todas as capacidades, se não fôr inacta, precisa de ser exercitada. O conceito de "momento de força" não é de fácil compreensão para estudantes que não têm "queda" para as "coisas da Mecânica", mesmo que elas sejam da "Mecânica do dia a dia". A apresentação e discusão do conceito devem envolver exemplos simples, de preferência da vivência e experiência diárias.
Tema da Actividade: Estudo da grandeza "momento de força em relação a um ponto".
Objectivos da Actividade:
- Objectivo 1: Sensibilizar os estudantes para a existência e compreensão do conceito (elementar) de "momento de força em relação a um ponto".
- Objectivo 2: Reconhecer as grandezas de que o momento depende.
- Objectivo 3: Compreender o interesse do momento no estudo do "equilíbrio do corpo rígido".
- Objectivo 4: Aprender a efectuar a determinação do momento.
Os REA escolhidos são:
- Recurso (1) -- Texto sobre o Momento de uma força em relação a um ponto, disponível em :
http://www.dec.fct.unl.pt/seccoes/S_Estruturas/docentes/ildi/EST04/Aulas/node29.html - Recurso (2)-- Texto sobre a noção de momento de força em relação a um ponto, disponível em e-escola, IST: http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=89
- Recurso (3)-- Texto de 13 páginas em pdf, disponível no endereço: http://figaro.fis.uc.pt/PJBM/ensino/ano_2005_6/FA/aulas/Aula_04.pdf
- Recurso (4)-- Texto sobre o equilibrio do corpo, disponível site brasileiro "Feira de Ciências", de endereço:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/06_35.asp - Recurso (5)-- Apresentação com 42 slides sobre Momento de uma Força, disponível em: http://www.slideshare.net/prof.sergiodel/momento-de-uma-fora-547759
Passo 2: Critérios para a escolha dos REA.
- Critério 1: Recursos escritos em Lingua Portuguesa para garantir o pleno entendimento dos recursos; inclui-se o Português praticado no Brasil, com a cautela necessária para reconhecer e identificar os termos importados directamente do inglês.
- Critério 2: Recursos elaborados com rigor técnico e científico.
- Critério 3: Recursos que envolvem exemplos simples e objectivos.
- Critério 4: Recursos com exemplos práticos do dia a dia.
Passo 3: Como se desenrola a Actividade e como são utilizados os REA disponibilizados
A Actividade desenrola-se em duas fases.
Fase 1:
- Apresentação do conceito em estudo feita em aula presencial, onde se inclui a utilização dos REA (1) e (2).
Fase 2:
- Apresentação em blogue dos REA (1) a (5)
- Pesquisa de exemplos práticos pelos estudantes, quer na Web, quer na vivência individual, e sua publicação no blogue.
- Pesquisa pelos estudantes de REA em inglês e sua divulgação no blogue.
- Recolha no blogue de contributos dos estudantes para a elaboração de um glossário em português e inglês, relativo ao tema da actividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário