segunda-feira, 11 de maio de 2009

Organizar uma Actividade para Ensinar um Conteúdo

(Post 2)
A Actividade que proponho compõe-se de aula presencial e posteriores tarefas online. Dos REA adiante indicados, o (1) e o (2) serão utilizados na aula presencial como introdução às tarefas online.


PASSO 1


A Fisica, no seu capítulo da Mecânica, exige capacidade de abstracção, e, como todas as capacidades, se não fôr inacta, precisa de ser exercitada. O conceito de "momento de força" não é de fácil compreensão para estudantes que não têm "queda" para as "coisas da Mecânica", mesmo que elas sejam da "Mecânica do dia a dia". A apresentação e discusão do conceito devem envolver exemplos simples, de preferência da vivência e experiência diárias.


Tema da Actividade: Estudo da grandeza "momento de força em relação a um ponto".

Objectivos da Actividade:

  • Objectivo 1: Sensibilizar os estudantes para a existência e compreensão do conceito (elementar) de "momento de força em relação a um ponto".
  • Objectivo 2: Reconhecer as grandezas de que o momento depende.
  • Objectivo 3: Compreender o interesse do momento no estudo do "equilíbrio do corpo rígido".
  • Objectivo 4: Aprender a efectuar a determinação do momento.

Os REA escolhidos são:

Passo 2: Critérios para a escolha dos REA.

  • Critério 1: Recursos escritos em Lingua Portuguesa para garantir o pleno entendimento dos recursos; inclui-se o Português praticado no Brasil, com a cautela necessária para reconhecer e identificar os termos importados directamente do inglês.
  • Critério 2: Recursos elaborados com rigor técnico e científico.
  • Critério 3: Recursos que envolvem exemplos simples e objectivos.
  • Critério 4: Recursos com exemplos práticos do dia a dia.

Passo 3: Como se desenrola a Actividade e como são utilizados os REA disponibilizados


A Actividade desenrola-se em duas fases.


Fase 1:
  • Apresentação do conceito em estudo feita em aula presencial, onde se inclui a utilização dos REA (1) e (2).


Fase 2:

  • Apresentação em blogue dos REA (1) a (5)
  • Pesquisa de exemplos práticos pelos estudantes, quer na Web, quer na vivência individual, e sua publicação no blogue.
  • Pesquisa pelos estudantes de REA em inglês e sua divulgação no blogue.
  • Recolha no blogue de contributos dos estudantes para a elaboração de um glossário em português e inglês, relativo ao tema da actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário